Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Professor apresenta livro de cariz linguístico

Publicado por Muana Damba activado 20 Agosto 2014, 04:28am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - O livro "Léxico aplicado ao ensino em Português, em língua não materna", do professor universitário Manuel Kivuna, foi apresentado hoje, segunda-feira, na província do Uíge.

A obra, editada em Lisboa (Portugal) pela editora “Fernando Mão de Ferro”, contém cinco capítulos e uma tiragem de 2000 exemplares.

“ O kikongo-língua de comunicação e de socialização na província de Uíge, “O Kikongo em situação de contacto com o português”, “A língua kikongo, antes e depois da independência” e a “Expansão do kikongo” fazem parte dos temas em abordagem neste livro.

Na ocasião, Manuel Kivuna disse que tratou de se referir no livro sobre a problemática do ensino e aprendizagem dos adolescentes que têm o português como língua não materna, de modo a que as mesmas possam adquirir os conhecimentos neste idioma da melhor forma possível.

A obra, apontou, visa ajudar , deste modo, os professores que vêm trabalhando na opção de língua portuguesa para que possam vir a melhorar os seus conhecimentos nos domínios científico e sócio-linguístico.

Já o presidente da Ordem dos Psicólogos da Região Norte, professor Dissengomoka Sebastião Alexandre, a obra é uma didáctica de ensino em Língua Portuguesa e visa corrigir e reforçar as diversas metodologias contra indicadas e praticadas por professores que têm vindo a leccionar em diferentes níveis escolares.

O professor Manuel Kivuna, natural do Uíge, é licenciado em Pedagogia e mestre em Ensino de Língua e Literatura Portuguesa na especialidade de Lexicologia e Terminologia na referida instituição.

É doutorado em Lexicologia e Terminologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Actualmente é professor universitário nas escolas superiores da província do Uíge e Kwanza Norte.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts