Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governador do Uíge destaca segurança nas fronteiras

Publicado por Muana Damba activado 6 Agosto 2014, 15:15pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - O governador da provincia do Uíge, Paulo Pombolo, considerou hoje, terça-feira, nesta cidade, que a situação dos postos fronteiriços com a RDC, através dos municípios de Maquela do Zombo, Quimbele e Milunga, tem merecido uma especial atenção do governo local, atendendo a um conjunto de factores, face à segurança das fronteiras para asseguramento da soberania e a integridade territorial.

Paulo Pombolo fez esta consideração durante o acto de abertura do primeiro encontro provincial sobre a situação dos postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC), em que participam o secretário de Estado do Ministério do Interior para os Serviços Prisionais, Bamóquina Zau, o Comandante Nacional da Polícia de Guarda Fronteira, comissário-chefe, Pedro Kandela, e responsáveis do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

O governador defendeu a criação de condições para abertura dos postos fronteiriços e de travessia e dos mercados ao longo da fronteira Kimbata (Angola) e Kimpangu (RDC).

Ao destacar a importância do encontro provincial sobre a situação dos postos fronteiriços com a RDC, o governante disse que o mesmo vai produzir subsídios com vista a melhorar a segurança ao longo da fronteira comum, entre as províncias do Uíge (Angola) e do Baixo Congo e do Bandundu (RDC).

Acredita que o funcionamento correcto dos postos fronteiriços e dos marcos vai contribuir na melhoria qualitativa da circulação de pessoas e bens, nos intercâmbios entre os dois povos com objectivos estratégicos, visando o aumento da arrecadação de receitas para os cofres do Estado.

O encontro, que termina ainda hoje, está a abordar, entre outras questões, a segurança das fronteiras, definição e delimitação da zona franca -,caso Kimbata, pressupostos de identificação dos residentes fronteiriços à luz da lei e outra legislação aplicável à matéria.

Participam do encontro administradores dos municípios que fazem fronteira com a RDC, nomeadamente Maquela do Zombo, Milunga e Quimbele, directores provinciais, responsáveis das Finanças e das alfândegas.

Via Angop

Governador do Uíge destaca segurança nas fronteiras

Archivos

Ultimos Posts