Por João Pedro
Cerca de 15 mil habitações, das 40 mil previstas na primeira fase do Plano Nacional de Urbanismo e Habitação, já estão concluídas nas novas centralidades das províncias de Luanda, Cuanza Sul, Huambo, Uíge, Bié e Moxico.
A informação foi avançada pelo ministro do Urbanismo e Habitação, José da Conceição Silva, durante uma reunião em Luanda, que avaliou o andamento das obras habitacionais no país.
O ministro do Urbanismo e Habitação disse que as obras nas centralidades das províncias de Luanda, Cuanza Sul, Huambo, Uíge, Bié e Moxico estão a cargo da construtora Kora-Angola e que, “a breve trecho, começamos a comercializar as primeiras 15 mil habitações”.
O processo de comercialização, salientou o ministro, pode ocorrer em simultâneo com a implantação das infra-estruturas e obedecer a processos de renda resolúvel, arrendamento e aquisição a pronto pagamento.
As casas aguardam apenas a conclusão das infra-estruturas exteriores, como sistema de produção e abastecimento de energia eléctrica, acessos viários, equipamentos sociais, entre outros, acrescentou o ministro.
No encontro em Luanda, os responsáveis dos sectores intervenientes no projecto acordaram a coordenação de acções para a conclusão das infra-estruturas em falta. O vice-governador para a Área Técnica e Infra-estruturas do Moxico, Manuel Lituae, disse que o projecto vai ajudar a colmatar o défice habitacional que existe na província e melhorar as condições sociais e a qualidade de vida das populações.
“Temos em construção habitações que estão de acordo com as necessidades da população residente na província em termos habitacional em vários municípios”, disse o vice-governardor Manuel Lituae, que informou estar o Governo Provincial do Moxico em contacto regular com outras províncias para a troca de experiências na área do urbanismo e habitação.
Via J.A