Uíge- A Rede Escolar da comuna do Nsosso, que dista aproximadamente 157 quilómetros a norte da cidade do Uíge, necessita de pelo menos mais 70 professores e 45 novas salas de aulas, com vista a fazer face a explosão escolar, no âmbito do melhoramento das condições de ensino e aprendizagem.
Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o administrador comunal do Nsosso, João Lengo, considerou insuficiente o número de 114 professores, sendo 68 para o ensino primário, 36 para o I ciclo e 10 para o II ciclo do ensino secundário, tendo em conta a extensão territorial da comuna.
"Este ano foram matriculados 3.697 alunos no ensino primário, 478 no I ciclo e 224 outros do II ciclo do ensino secundário", frisou, sem, no entanto, precisar o número de salas de aula existentes na comuna.
João Lengo enalteceu ainda o esforço do governo na construção de infra-estruturas escolares, com vista a colmatar a insuficiência de salas de aula, enfatizando que no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza, foram construídas três escolas que comportam 13 salas de aula e albergam 440 alunos em dois períodos, assim como reabilitadas duas outras escolas.
Informou que foram construídas de raiz, uma escola primaria na povoação de Quaboco, com quatro salas de aula, área administrativa e balneário, uma na aldeia Tema, com seis salas, e outra no bairro Quaindo.
O Nsosso é uma das quatro comunas do município da Damba tem uma população estimada em 22.549 habitantes distribuídos em 58 povoações e oito regedorias.
Via Angop