Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Feira do Inventor no Uíge

Publicado por Muana Damba activado 24 Julio 2014, 13:34pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Feira do Inventor no Uíge

Uma Feira do Inventor-Criador Angolano, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), no âmbito dos Programas de Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica entre a população, realiza-se amanhã e sábado na cidade do Uíge.

O chefe de secção para o desenvolvimento tecnológico da Direcção Provincial da Educação, Ciências e Tecnologia, José Bolonhês, disse ao Jornal de Angola que a feira tem como objectivo a descoberta de talentos residentes na província.


Os vencedores do concurso vão depois representar o Uíge na Feira Nacional, na qual concorrem com os candidatos das outras províncias, de 12 a15 de Setembro, em Luanda.
O concurso é dirigido aos estudantes dos diferentes subsistemas do ensino (geral e superior), institutos e centros de formação profissional, assim como ao público em geral.
O Ministério da Ciência e Tecnologia tem vindo a realizar este tipo de actividade desde 2009, com o objectivo de descobrir mais jovens talentosos que possam representar condignamente o país em eventos internacionais similares, com particular destaque para a Feira Internacional de Ideias - Invenções e Novos Produtos, que se realiza anualmente em Nuremberg, na República da Alemanha, e a Feira Internacional do Inventor, que se realiza anualmente em Genebra, na Suíça.


A realização desta actividade na província conta com apoios directos da Universidade Kimpa Vita (UNIKIVI), Governo Provincial do Uíge, Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia e do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

Bié elegeu representante

A província do Bié já elegeu o seu representante na Feira Nacional do Inventor-Criador, a decorrer de 12 a 14 de Setembro.


Trata-se do estudante Valério Henriques, da Escola Superior Politécnica do Bié, que venceu a segunda edição da feira na província, realizada no domingo, na cidade do Cuito.


A Feira Nacional do Inventor-Criador, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, visa promover e divulgar novas invenções por parte da juventude.

Fonte Jornal de Angola/Muanadamba

Archivos

Ultimos Posts