Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Apoiada introdução de línguas nacionais no currículo escolar

Publicado por Muana Damba activado 5 Junio 2014, 02:43am

Etiquetas: #Cultura

O professor universitário Adão Lukuti defendeu, em Luanda, a introdução da disciplina de língua nacional no currículo escolar, de modo a salvaguardar a identidade nacional e aumentar o número de falantes deste património cultural.

Em declarações à Angop, Adão Lukuti considerou as línguas nacionais um meio de identificação da cultura angolana, razão pela qual deve ser preservada para que, ao longo do tempo, não sejam extintas.


De acordo com um trabalho de pesquisa realizado por Adão Lukuti, Angola é um dos países africanos onde as línguas nacionais são pouco faladas, principalmente nos meios urbanos, o que constitui uma grande preocupação.


Adão Lukuti considera que a introdução da disciplina deve ser feita no ensino primário, para quando os alunos atingirem a universidade nterem um maior domínio e conhecimento da língua escolhida.


O professor universitário reconhece, no entanto, que tem de haver mais investimento do Estado para a formação dos formadores que vão leccionar as línguas nacionais nas escolas.


O docente sublinha que as línguas nacionais ou maternas incorporam valores culturais, sendo usadas como meio de comunicação e de identidade cultural.


Adão Lukuti é natural da província do Uíge e professor universitário há 13 anos. Tem formação académica em sociologia e lecciona no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED).

Via Jornal de Angola

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

Archivos

Ultimos Posts