Uíge - A ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins Henriques da Silva, anunciou hoje, sexta-feira, o arranque, em 2015, das obras de infraestruturação do primeiro Pólo Industrial da província do Uíge, que irá albergar as primeiras unidades industriais na região.
Em declarações à imprensa, no termo da visita de algumas horas à província do Uíge, destinada a avaliação do sector industrial, a governante disse existir, neste momento, dados avançados para que se concretize, em 2015, o arranque das primeiras infra-estruturas do primeiro Polo Industrial, a ser instalado no município de Negage, num espaço de mil e 500 hectares.
A ministra disse haver muitos empreendedores interessados em investir na província do Uíge, mas, por falta de infra-estruturas, sobretudo energética, não tem sido possível a concretização do projectos.
Fez saber que no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento está previsto para o sector da indústria na província do Uíge, a criação de condições específicas para que haja um ambiente favorável para o desenvolvimento das indústrias.
Admitiu não existir ainda na província do Uíge indústria com grande expressão, mas, ainda assim, acredita que o parque industrial da região começará a ter expressão com o arranque de pequenas e médias unidades de produção.
Por sua vez, o governador Paulo Pombolo considerou que o arranque do Pólo Industrial da região, em 2015, vai contribuir para a arrecadação de receitas e oferecer mais empregos aos jovens.
Durante a sua estada na província do Uíge, a ministra da Indústria, que se fez acompanhar do governador Paulo Pombolo, visitou as fábricas de água mineral “Cesse”, de colchões, de cerâmica no bairro Caquengue, o espaço onde será erguido o Pólo de Desenvolvimento Industrial, assim como a reserva fundiária para instalação de unidades industriais de promotores privados.
Via Angop