A União dos Escritores Angolanos será o palco do lançamento do livro do pesquisador Ndombele Silva (Sabactani), intitulado “ Kimpa Vita á Fogueira”.
Realizado em alusão às comemorações do Dia de África, a obra a ser apresentada é resultado da pesquisa documental, descrevendo a monarquia no antigo Reino do Congo e a sua relação com os exploradores portugueses, tendo esta determinado o destino fatalde Kimpa Vita.
A obra que contempla 124 páginas vai ser apresentada pelo autor da pesquisa e traz consigo a chancela da editora Australivros.
O texto está subdividido em dez capítulos que numa narrativa histórica descreve a vida e morte de Kimpa Vita com reverência épica.
Kimpa Vita nasceu de uma família da nobreza do Congo, de acordo com a obra, nas margens do rio Mbidizi, foi baptizada e educada sob doutrina cristã. Ainda jovem, começou a pregar a palavra de Deus, atraindo multidões de seguidores.
Por se ter desviado daquela doutrina religiosa, foi presa, julgada e condenada à morte na fogueira, sentença executada no dia 2 de Julho de 1706.
Via Agora / Muana Damba