Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


A celebração do dia da paz angolana na Suiça

Publicado por Muana Damba activado 7 Abril 2014, 16:25pm

Etiquetas: #Diáspora

a

Por Sebastião Kupessa

O Auditorium C da Universidade de Friburgo, no Cantão com o mesmo nome, acolheu no Sábado, no dia 5 de Abrli de 2014, a comunidade angolana da Suiça, para comemorar o décimo segundo aniversário do dia da Paz e da Reconciliaçâo Nacional.

Sob o lema: ESTA PAZ É NOSSA. PELA PAZ E UNIDADE NACIONAL, CONSOLIDEMOS A DEMOCRACIA, o encontro baseou-se em primeiro lugar, na exposição fotográfica, distribuição gratuita de livros que ilustram o desenvovimento actual de Angola e ainda de T-Shirts comemorativas desta data tão importante.

Durante a recepção, os angolanos residentes neste país europeu, tiveram ocasião de trocar impressões sobre o estado actual de Angola (no exterior do recinto), depois de doze anos do "calar das armas".

A abertura oficial das comemorações do dia da PAZ, no interior do auditorium da Universidade de Fribourg, foi precedida com a entoação do Hino Nacional de Angola. A seguir procedu-se à exibiçâo do vídeo o sobre o desenvolvimento actual de Angola, os participantes puderam apreciar as novas construções e as reabilitações das várias infras-estruturas que têm sido realizadas em todo país e ainda os enormes progressos que têm sido feitos, no campo da saúde e da educação.

Em seguida Sua Excelência, o Sr. Osvaldo dos Santos Varela, Embaixador da República de Angola na Suiça, presidiu à mesa da palestra, acompanhado pelos “meias velhos” Austin e Calvino de Carvalho, membros seniores da comunidade angolana na Suíça, onde fez uma explanação detalhada da situação de Angola.

O projecto futurista de alargamento (já iniciado), da Universidade Agostinho Neto, foi também mostrado em filme sobre a nova Luanda, as suas novas vias de circulação (grandes circulares que vão envolver a cidade), bem como os novos meios de transportes (metropolitano de superficie), que serão uitizados, em Luanda.

A última parte da comemoração do dia da PAZ, foi revervada à confraternização, onde ainda os presentes fizeram questão que fosse o mais “velho” Calvino de Carvalho ter a honra de cortar o bolo, confecionado com o símbolo da Bandeira Nacional de Angola.

A Comunidade angolana na Confederaçâo Helvética, celebrou hoje, o dia da Paz em Angola, sem cores partidárias.

A Comunidade angolana na Confederaçâo Helvética, celebrou hoje, o dia da Paz em Angola, sem cores partidárias.

Archivos

Ultimos Posts